quinta-feira, 3 de março de 2011

Música no século 21 - no. 2

A tendência multidimensional da música do século XXI chama nossa atenção para uma interação genuína entre a consciência e a experiência humana. Os rumos traçados por sua originalidade genuína abriram um capítulo novo e importante na história da música: uma interação entre a música e a ciência. Ciência e arte, é claro, têm andado em conjunto desde a aintiguidade, mas os desenvolvimentos a que me refiro aqui indicam um novo nível de integração. O conceito musical de planos multidimensionais em contraste a pontos em uma linha é evidenciado com a idéia de tempo como percebido pela cosmologia e pela física quântica – tudo no mundo (e, como tal, no universo) é vibratório e conectado a uma única vasta membrana.
Na busca de uma teoria de tudo (quer dizer, uma teoria de campo unificado que abrangeria todas as teorias anteriores e que poderia desvendar os segredos do universo), os físicos descobriram que as partículas sub-atômicas são, na verdade, minúsculas cordas invisíveis. Esta chamada teoria da supercorda sustenta que a matéria emana dessas cordas minúsculas da mesma maneira que a música emana das notas das cordas de um violino, por exemplo. Da mesma maneira que podemos extrair notas diferentes da corda de um violino, a natureza seria formada de todas as minúsculas notas musicais que poderiam ser tocadas nas supercordas do universo. No que parecia ser apenas um desenvolvimento repentino, os físicos se deram conta de que o universo é uma sinfonia e que as leis da física são na essência, harmonias de supercordas.
 IN ENGLISH
The multi-dimensional tendency of twenty-first century music calls our attention to a genuine interaction between consciousness and human experience. The directions taken by its genuine originality have opened up a new and important chapter in the history of music: a historic interaction between music and science. Science and art, to be sure, have always moved in concert, but the developments about which I am speaking point to a new level of integration. The musical concept of multi-dimensional planes as opposed to points in a line comes into focus with the idea of time as perceived in cosmology and quantum physics—everything in the world (and, as such, in the universe) is vibratory and connected to a single vast membrane.
In the pursuit of a theory of everything (that is, a unified field theory that would encompasses all previous theories and could unlock the secrets of the universe), physicists discovered that the sub-atomic particles are, in fact, tiny and invisible strings. This so-called superstring theory maintains that matter emanates from these tiny strings much as music emanates from the strings of a violin, for example. Just as we can extract different notes from a violin string, nature would be made up of all the tiny musical notes that could be played on the super strings of the universe. In what only seemed like a sudden development, physicists realized that the universe is a symphony and that the laws of physics are in essence harmonies of super strings.

2 comentários:

  1. Maria Alice, a 'teoria do tudo' e a 'teoria da supercorda' emanam a essência sublime da beleza e harmonia do universo. Lindo! Obrigada por partilhar!
    Há muita luz em Vc!

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  2. A "teoria do tudo" era o grande sonho de Einstein que morreu sem encontrá-la. Mas todo o seu trabalho não só abriu portais antes inimagináveis como ainda é o suporte para muitas teorias que têm surgido, como a "teoria da supercorda" que não é aceita pela maioria do meio acadêmico da Física. Mas como todas teorias da mente humana, elas sempre esbarram na fronteira da Grande Verdade - como uma abelha que semeia as flores pelo cheiro do pólen.

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