quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Maria Alice foi citada no site Zine Cultural, um dos sites mais acessados de Juiz de Fora (MG)

"Grande intérprete de música contemporânea e compositora intuitiva, Maria Alice Mendonça é natural de Juiz de Fora e reconhecida internacionalmente por seu trabalho. Ganhadora de vários prêmios no Brasil e no exterior, entre eles um Grammy em 2003, Maria Alice se apresenta no MAMM este mês.

O concerto encerra a exposição Le Sacre Moderne, em cartaz no MAMM. A pianista vai apresentar um repertório de músicas francesas do século XX, passando pelas fases e modificações que os estilos das composições sofreram ao longo do tempo.

Entre outros nomes da música francesa, o concerto apresentará obras de Claude Debussy, o incompreendido compositor que criou uma nova concepção musical através de seu trabalho, e de Oliver Messiaen, compositor marcado por uma linguagem caracterizada por ritmos exóticos.
A intenção da artista é fazer uma analogia com as obras expostas no museu. Segundo ela, o concerto será uma pintura da arte moderna através da música, mesclando composições raras com outras já conhecidas do público.
A apresentação acontece no Auditório do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, no dia 25 de outubro, às 20h, com entrada franca. O MAMM fica na Rua Benjamim Constant, número 790, Centro."



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Recital de Música Francesa do Séc. XX

Maria Alice foi convidada para ser a pianista do Recital de Música Francesa do Século XX.
Uma ótima oportunidade de ouvir obras de Debussy, Boulez Satie, Dutilleux e Messiaen. 
O evento acontecerá dia 25 de outubro, às 20h no MAMM em Juiz de Fora (MG). A entrada é franca. 



Júri do 16º Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella

Em Juiz de Fora (MG), nos dias 16 e 17 de outubro de 2010 acontecerá o Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella.
A finalidade e os objetivos do concurso são:
- Incentivar e apoiar aqueles que se dedicam ao estudo de piano, estimular e descobrir novos valores e, ainda, promover o intercâmbio entre pianistas de outros estados e cidades do país.
A comissão julgadora será constituída, no mínimo por três jurados, escolhidos entre musicistas de reconhecida capacidade, incluindo Maria Alice de Mendonça.
O concurso é realizado pelo Centro Cultural Pró-Música e conta com o apoio das leis  federal e estadual de incentivo à cultura.
Maria Alice de Mendonça é pianista e compositora reconhecida internacionalmente por suas interpretações em música contemporânea e por suas composições intuitivas. Apresenta-se regularmente nos Estados Unidos, Canadá, Suíça, Alemanha, Itália, Espanha, França, República Checa, Rússia e Brasil e suas turnês têm sempre um impacto inovador pelo espírito criativo e imaginativo de seus concertos, tendo se destacado também por suas interpretações genuínas da obra de J. S. Bach. Radicou-se em Los Angeles, EUA, por seis anos quando realizou extensa atividade como concertista, professora e conferencista. Concluiu com louvor seu Doutorado em Piano pela UCLA (University of California, Los Angeles em 2008. Sua Tese de DoutoradoThe Evolution and Transformation of Multi-dimensional Music in Contemporary Cultureque aborda, em termos gerais, como a música evoluiu para uma realidade multidimensional, é um trabalho pioneiro que aborda o “despertar” espiritual do homem através da música.

Maria Alice já ganhou vários prêmios no Brasil e exterior. Em destaque, o primeiro lugar, em 2003, no prestigiado prêmio Grammy conferido pela Academy of Recording Arts & Sciences quando tocou a obra “Invierno Porteño” de Astor Piazzolla na cerimônia de entrega dos prêmios em Beverly Hills, EUA.Em 2004, Maria Alice lançou os CDs Metamorphosis e Transcendental que integram obras multidimensionais criadas por ela – representação sonora de uma mente intuitiva que está integrada à consciência divina. Professora de piano da Universidade do Rio de Janeiro, UNIRIO, desde 1997, Maria Alice de Mendonça tem Bacharelado e Mestrado em Piano pela UFRJ, Pós-Graduaçäo em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música, é membro do College Music Society (EUA) e é uma das pioneiras em Musicosofia: área da musicologia que pesquisa o despertar da consciência espiritual através da música.